EUA reafirmam aliança com Qatar em meio à crise no Golfo
O secretário americano de Defesa, Jim Mattis, reafirmou nesta quinta-feira (6) a aliança estratégica de segurança com o Qatar, em meio à crise diplomática que vive o Golfo.
Mattis e seu homólogo no Qatar, Khaled bin Mohamed al Atiyá, conversaram por telefone nesta quinta-feira, quando também analisaram as operações contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
O Qatar abriga a maior base militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, de onde partem várias missões aéreas da coalizão contra o Estado Islâmico.
"O secretário Mattis e o ministro Al Atiyá reafirmaram seu compromisso em manter a cooperação Estados Unidos-Qatar e em aprofundar sua aliança estratégica", destacou o Pentágono.
Arábia Saudita e seus aliados romperam relações diplomáticas com o Qatar no dia 5 de junho, acusando o pequeno emirado de apoiar "o terrorismo" e manter relações excessivamente estreitas com o Irã, o grande adversário dos sauditas no Oriente Médio.
Diante da pior crise diplomática dos últimos anos no Golfo, Mattis destacou a importância de se baixar a tensão "para que todos os sócios na região possam se concentrar nos próximos passos para atingir os objetivos comuns".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.