Topo

Trump: comportamento da Coreia do Norte terá "consequências"

Donald Trump discursa em conferência de imprensa na Varsóvia nesta quinta-feira Imagem: Wojtek Radwanski/AFP Photo

Em Varsóvia (Polônia)

06/07/2017 06h28

O presidente americano, Donald Trump, denunciou nesta quinta-feira (6) a atitude beligerante da Coreia do Norte e pediu à comunidade internacional que demonstre a Pyongyang que existem "consequências", antes de afirmar que está examinando uma resposta "severa".

"Eu peço a todas as nações que enfrentem esta ameaça global e demonstrem publicamente a Coreia do Norte que há consequências para seu comportamento muito, muito ruim", declarou Trump durante visita à Varsóvia.

"Eu tenho coisas severas sobre as quais estamos pensando", disse, antes de completar: "Isto não significa que vamos fazer".

A Coreia do Norte realizou um teste de míssil intercontinental na terça-feira (4). O regime norte-coreano, liderado por Kim Jong-un, garantiu que o novo modelo de míssil balístico intercontinental (ICBM) pode transportar uma ogiva nuclear de grande dimensão e atingir qualquer lugar do planeta.

"Eu não traço linhas vermelhas", disse Trump. O presidente dos EUA afirmou que o "grande erro" de seu antecessor, Barack Obama, ao traçar uma linha vermelha das armas químicas na Síria foi não agir quando ficou provado seu uso por parte do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Trump destacou que os EUA vão "fazer algo" frente a um comportamento que tachou de "vergonhoso".

O Ministério de Relações Exteriores da China pediu que todos os lados mantenham a calma e a tranquilidade, depois que os EUA disseram estar prontos para usar a força, se necessário, para interromper o programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

A China cumpre totalmente as sanções da Organização das Nações Unidas contra a Coreia do Norte, acrescentou o porta-voz do ministério Geng Shuang a repórteres.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump: comportamento da Coreia do Norte terá "consequências" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional