PUBLICIDADE
Topo

Autoridades esperam 30.000 desabrigados no Texas após passagem de Harvey

27.ago.2017 - Pessoas caminham por região inundada pela passagem da tempestade tropical Harvey, em Houston, EUA - Thomas B. Shea/ Reuters
27.ago.2017 - Pessoas caminham por região inundada pela passagem da tempestade tropical Harvey, em Houston, EUA Imagem: Thomas B. Shea/ Reuters

Em Washington

28/08/2017 09h32

As autoridades americanas esperam nesta segunda-feira (28) receber quase 30.000 pessoas nos centros para desabrigados organizados após a inundação sem precedentes provocada pela tempestade Harvey no Texas.

A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) mobilizou recursos importantes para "proteger a vida", afirmou o diretor da agência, Brock Long, em uma entrevista coletiva à imprensa em Washington.

"Esta missão de refúgio será uma tarefa muito pesada. Esperamos que mais de 30.000 pessoas sejam levadas para abrigos temporários, para basicamente estabilizar a situação e oferecer cuidados", indicou Long.

"Neste momento é uma situação em processo. Ainda não estamos em situação de recuperação", disse.

"Buscamos reforçar as operações de busca e resgate em uma zona muito ampla, de mais de 30 ou 50 condados que foram impactados no Texas pelo Harvey", completou Long.

O diretor do Serviço Nacional de Meteorologia, Louis Uccellini, afirmou que a previsão para Harvey é "incerta".

Harvey, que tocou a terra como furacão de categoria 4 na sexta-feira no Texas e perdeu força até virar uma tempestade tropical, "está criando sua própria circulação, por isto o prognóstico de sua trajetória continua sendo difícil para nós. Temos que prestar muita atenção em como avançamos".

No momento, a meteorologia espera que o Harvey siga para o leste nos próximos cinco dias, até o limite entre os estados do Texas e Louisiana.