Topo

Carcaça de helicóptero russo acidentado é encontrada

29/10/2017 08h02

Oslo, 29 Out 2017 (AFP) - O helicóptero russo que caiu na quinta-feira ao largo do arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico, foi encontrado e seus oito passageiros provavelmente morreram, anunciou neste domingo o serviço de emergência norueguês.

"A carcaça do helicóptero russo foi localizada (...) a nordeste de Heerodden, a uma profundidade de 209 metros", declarou o serviço de emergência em um comunicado, acrescentando que as buscas agora se concentravam nos passageiros, presumidamente mortos.

De acordo com Moscou, estavam no helicóptero cinco membros da tripulação e três cientistas, todos de nacionalidade russa.

O helicóptero era um Mil Mi-8 russo, com base permanente perto de Barentsburg.

O Tratado de Paris de 1920 confere soberania sobre Svalbard à Noruega, mas também estipula que os cidadãos de todos os Estados signatários podem exercer sobre essas terras "e suas águas territoriais" atividades econômicas em condições de igualdade.

Em virtude desta regulamentação, a Rússia explora carvão em Barentsburg, uma comunidade que conta com várias centenas de mineiros russos e ucranianos.