Topo

Chanceler da UE diz que acordo nuclear com o Irã cumpre objetivo

11/01/2018 09h32

Bruxelas, 11 Jan 2018 (AFP) - A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, assegurou nesta quinta-feira que o acordo nuclear alcançado com o Irã em 2015 cumpre seu objetivo, em um contexto de incerteza sobre eventuais sanções do presidente americano Donald Trump contra Teerã.

"O acordo funciona e cumpre com seu principal objetivo que é manter o programa nuclear iraniano sob controle e sob uma estreita vigilância", afirmou o Mogherini depois de se reunir, em Bruxelas, com o chanceler iraniano Mohamad Javad Zarif e seus colegas britânico, francês e alemão.

Os chanceleres do Reino Unido, França e Alemanha já haviam manifestado seu apoio ao histórico acordo.

O acordo de julho de 2015 alcançado entre Teerã e o grupo 5+1 - Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha - permitiu levantar parte das sanções internacionais impostas ao Irã em troca de garantias sobre o caráter exclusivamente civil de seu programa nuclear.

Apesar do apoio explícito dos europeus, Trump tem previsto decidir nos próximos dias se impõe de novo uma série de sanções econômicas suspensas depois que o Irã cumpriu um dos compromissos do pacto.

O Irã já disse estar preparado para todos os cenários e Zarif denunciou "a política destrutiva dos Estados Unidos".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chanceler da UE diz que acordo nuclear com o Irã cumpre objetivo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional