PUBLICIDADE
Topo

Naufrágio na RDCongo deixou 50 mortos

25/05/2018 07h12

Mbandaka, RD Congo, 25 Mai 2018 (AFP) - As autoridades da República Democrática do Congo (RDC) recuperaram 50 corpos após um naufrágio na quarta-feira de uma embarcação em um rio do noroeste do país - informa um balanço oficial divulgado nesta sexta-feira (25).

"O naufrágio aconteceu durante a noite de quarta-feira. Encontramos 49 corpos na quinta-feira e um na manhã desta sexta-feira", disse à AFP Richard Mboyo Iluka, vice-governador da província de Tshuapa (noroeste).

O naufrágio aconteceu no rio Momboyo, no território de Monkoto, a 750 quilômetros de Mbandaka, capital da província vizinha do Equador.

A embarcação fazia a viagem Monkoto-Mbandaka com várias dezenas de passageiros a bordo e uma grande quantidade de mercadorias, segundo testemunhos dos moradores à AFP.

"As causas do naufrágio e o número de pessoas desaparecidas ainda são desconhecidos. Uma missão do governo provincial já foi enviada para o lugar para obter mais detalhes", disse Mboyo.

Ele acrescentou que "a embarcação navegava à noite, sem luz".

Uma medida do governo proíbe as embarcações precárias de navegarem à noite em águas congolesas.

Na República Democrática do Congo, são frequentes os naufrágios tanto nos lagos quanto nos rios, e os balanços de mortos desses acidentes costumam ser muito altos. Tratam-se de embarcações velhas, ou em péssimo estado de conservação, que fazem viagens com sobrecarga, sem coletes salva-vidas e com muitos passageiros que não sabem nadar.

mzs-bmb/mbb/ra/acc/fp/tt