Topo

Milhares se manifiestam contra prefeita em Roma

27/10/2018 10h56

Roma, 27 Out 2018 (AFP) - Milhares de romanos se manifestaram na manhã deste sábado exigindo a renúncia da prefeita Virginia Raggi, acusada de agravar ainda mais o envelhecimento e a má administração dos serviços públicos na capital italiana.

A convocação da manifestação foi feita por um grupo no Facebook e se espalhou nas últimas semanas em todas as redes sociais.

Os manifestantes protestaram não só pelos buracos nas ruas, como também contra as latas de lixo cheias, o caos nos transportes públicos, e o estado de abandono dos espaços verdes.

Em 2016, Raggi, candidata do Movimento 5 Estrelas (M5S, populista) foi eleita com 67% dos votos no segundo turno, em uma uma reação de rejeição aos governos anteriores, de direita e esquerda, que não conseguiram administrar uma cidade endividada e ingovernável.

Mas a grande dificuldade de Raggi em formar uma equipe e apresentar propostas concretas reduziu sua popularidade.

Ela também é julgada por fraude em um caso de contratação e o veredicto é esperado para novembro. Em caso de condenação, os estatutos do M5S exigem sua renúncia ao cargo.

A manifestação foi anunciada antes do acidente de uma escada rolante que feriu vários torcedores de futebol russo, na noite de terça-feira, e que reacendeu as preocupações dos usuários do metrô romano.