Funcionários de missão antimáfias da ONU deixam Guatemala após cancelamento de vistos
Cidade da Guatemala, 21 dez 2018 (AFP) - O governo guatemalteco anunciou, nesta sexta-feira (21), a saída do país de 10 funcionários de uma missão antimáfias da ONU, que tiveram seus vistos cancelados e sua imunidade diplomática retirada, enquanto a Justiça analisa vários recursos apresentados contra sua expulsão.
Em um comunicado, o governo do presidente Jimmy Morales confirmou a saída dos investigadores que fazem parte da equipe da Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala (Cicig), da ONU, que pediu para o mandatário ser investigado por suspeita de corrupção em sua campanha de 2015.
Os funcionários foram notificados na terça-feira de que tinham 72 horas para abandonar o território guatemalteco depois do anúncio de que, após seus vistos de cortesia serem cancelados em outubro, perderam "os privilégios e imunidades" que lhes permitiam continuar no país.
Inicialmente, a ordem do governo era contra 11 investigadores da Cicig, mas a medida não seria aplicada a um deles por questões familiares, segundo a imprensa local.
Antes do anúncio oficial, o tribunal constitucional anunciou que nesta sexta-feira analisará várias ações apresentadas por membros da sociedade civil para reverter a ordem do governo.
Matías Ponce, porta-voz da Cicig, disse a jornalistas que os funcionários saíram de "férias".
A Cicig apontou que a medida contra os investigadores "busca afetar a independência" do organismo em seu trabalho para atacar os grupos criminosos.
Morales mantém desde agosto do ano passado uma posição hostil contra a Cicig, depois que a comissão e a Procuradoria pediram a retirada dos foros presidenciais para investigar suspeitas de financiamento eleitoral ilícito em sua campanha de 2015.
O governante de direita acusou o ex-juiz colombiano Iván Velásquez, titular da Cicig, de exceder suas funções e ordenou sua expulsão do país. Em setembro, ele foi impedido de entrar na Guatemala após uma viagem aos Estados Unidos.
hma/mas/mls/db/cb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.