Topo

Operação policial contra canal de TV opositor na Nicarágua

22/12/2018 09h55

Manágua, 22 dez 2018 (AFP) - A sede do canal de televisão nicaraguense 100% Notícias foi alvo de uma operação da polícia e o diretor da emissora, Miguel Mora, foi detido, denunciaram jornalistas da empresa

Agentes entraram no edifício, tiraram o canal do ar e prenderam Mora, denunciou em uma mensagem de Whatsapp a diretora da redação, Lucia Pineda.

A jornalista estava na emissora no momento da operação e depois que ela divulgou a informação os outros funcionários perderam contato com ela.

As autoridades não se pronunciaram sobre a operação.

O canal a cabo 100% Notícias liderou a cobertura dos protestos contra o governo iniciados em 18 de abril, que criticavam a reforma da Previdência, mas que se transformaram em manifestações que pediam a renúncia do presidente Daniel Ortega e de sua esposa e vice-presidente Rosario Murillo.

Durante o auge dos protestos, o canal foi censurado durante seis dias. Nas últimas semanas, Mora e outros funcionários denunciaram que eram perseguidos e detidos por algumas horas pela polícia.

As forças de segurança invadiram e ocuparam há oito dias a redação do jornal digital Confidencial e dos programas de televisão Esta Semana e Esta Noite, que pertencem ao jornalista Carlos Fernando Chamorro.

jr/gm/fp