PUBLICIDADE
Topo

Tremor de magnitude 6,9 atinge o sul das Filipinas

29/12/2018 08h32

Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu neste sábado a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, anunciou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), alertando, além disso, para um possível risco de tsunami.

As autoridades provinciais alegaram que não haviam obtido informações sobre danos ou vítimas. Segundo o USGS, a probabilidade de registro de vítimas é bastante baixa, embora recentes terremotos tenham causado avalanches.

O terremoto teve origem no sudeste da cidade de Davao, a 59 km de profundidade, de acordo com o instituto, que inicialmente avaliou a magnitude em 7,2.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico indicou que seria possível a ocorrência de ondas perigosas de um tsunami na costa sul das Filipinas e no norte da Indonésia.

No entanto, essas ondas devem ter menos de 30 cm, segundo o órgão.

O Instituto de Vulcanologia e Sismologia filipino relatou tremores "moderadamente fortes" nas cidades do sul.

Filipinas e Indonésia são dois arquipélagos localizados no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma área de forte atividade sísmica e erupções vulcânicas.

O terremoto mais letal nas Filipinas desde ocorreu em 1976 e matou milhares de pessoas, cerca de 8.000, segundo algumas estimativas.