PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Altos funcionários dos EUA se reúnem com Ortega em Manágua

24/01/2019 21h45

Manágua, 24 Jan 2019 (AFP) - Michael McKinley, principal assessor do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, se reuniu na Nicarágua com o presidente Daniel Ortega e com outros setores para buscar "uma solução pacífica" para a crise política, informou nesta quinta-feira (24) a embaixada dos Estados Unidos.

Também estava presente nos encontros a secretária-adjunta para o Gabinete de Assuntos do Hemisfério Ocidental, Julie J. Chung, segundo nota à imprensa da embaixada dos Estados Unidos em Manágua.

McKinley e Chung chegaram nesta quarta-feira a Manágua com "o propósito de reforçar o apoio contínuo dos Estados Unidos aos esforços para encontrar uma solução pacífica para a crise na Nicarágua, o retorno à democracia e a proteção aos direitos humanos", acrescentou.

Durante a visita de dois dias, os diplomatas também encontraram representantes da Igreja católica, empresários, organismos da sociedade civil e outros membros do governo nicaraguense, informou o comunicado.

Nem o governo, nem a oposição mencionaram a visita dos funcionários ou o conteúdo dos diálogos.

A visita de McKinley e Chung coincide com a de uma delegação de deputados europeus, que pretendem "avaliar a crise política e social" na Nicarágua.

Em dezembro, os Estados Unidos aplicaram sanções a seis pessoas do círculo mais próximo de Ortega, inclusive sua mulher e vice-presidente, Rosario Murillo.

jr/mas/mps/ll

Internacional