PUBLICIDADE
Topo

Elizabeth II pede a britânicos divididos que busquem entendimento

25/01/2019 09h30

Londres, 25 Jan 2019 (AFP) - A rainha Elizabeth II da Inglaterra enfatizou a necessidade de os britânicos encontrarem "uma base de entendimento", no que foi interpretado como um chamado para superar as divisões sobre o Brexit.

Em um discurso na noite de quinta-feira no Instituto da Mulher (WI), em Sandringham, no leste da Inglaterra, a monarca de 92 anos enfatizou a necessidade de colocar os problemas em perspectiva.

"Refletindo sobre um século de mudanças, está claro que as qualidades do WI persistem", disse ela, observando a fundação do instituto em 1915 para encorajar contribuições da mulher à Primeira Guerra Mundial.

"A ênfase contínua na paciência, amizade, um forte foco na comunidade e consideração das necessidades dos outros são tão importantes hoje como quando o grupo foi fundado há tantos anos", afirmou.

A monarca reconheceu, no entanto, que "cada geração enfrenta novos desafios e oportunidades".

"Quando procuramos novas respostas na era moderna, prefiro receitas experimentadas e testadas, como falar bem dos outros e respeitar pontos de vista diferentes. Reunir-me para encontrar um terreno de compreensão e nunca perder de vista a outra perspectiva mais ampla", acrescentou.

Suas palavras chegam em um momento de intenso debate no Parlamento britânico sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, marcado para 29 de março.

A família real tende a ficar longe da política e a rainha, como chefe de Estado, presta especial atenção à manutenção de uma posição neutra em público.

Em sua mensagem tradicional de Natal, no mês passado, ela proferiu palavras similares quanto à unidade nacional.

ar/acc/ra/cn