Topo

Bahrein confirma condenação à prisão perpétua de opositor xiita

28/01/2019 06h11

Dubai, 28 Jan 2019 (AFP) - O Supremo Tribunal do Bahrein confirmou nesta segunda-feira, no julgamento do recurso de apelação, a condenação à prisão perpétua do líder da oposição xiita, xeque Ali Salman, assim como de dois de seus colaboradores.

Este foi o último recurso antes da aplicação da pena.

Salman, líder do movimento Al Wefaq, foi condenado em 4 de novembro por envolvimento com a inteligência do Catar "com o objetivo de derrubar a ordem constitucional do país", um processo denunciado como político pelas ONGs de defesa dos direitos humanos.

Seus dois colaboradores, que moram fora do Bahrein, Hassan Sultan e Ali Al Aswad, receberam a mesma sentença, à revelia.

O Catar é um país do Golfo boicotado pelo Bahrein e outros aliados da Arábia Saudita.

A acusação contra o xeque Ali Salman foi anunciada após o embargo decretado em junho de 2017 contra o Catar por parte da Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito.

Estes países acusam o Catar de apoiar movimentos islamitas radicais, o que Doha nega, e de aproximação com o Irã xiita.

O Catar acusa os adversários de tentativa de colocar sua política estrangeira sob tutela.

Bahrein, dirigido por uma monarquia sunita, enfrentou várias crises desde 2011, quando as forças de segurança reprimiram protestos da maioria xiita, que pedia uma monarquia constitucional e um primeiro-ministro procedente da maioria parlamentar.

Desde então aconteceram vários julgamentos de opositores e centenas deles estão na prisão.

str-ny/all/gk/pc/zm/fp