Topo

Canadense detido por tentativa de fraude em Macau

28/01/2019 06h56

Hong Kong, 28 Jan 2019 (AFP) - Um canadense acusado de tentativa de fraude de 285 milhões de dólares contra uma empresa de espetáculos foi detido em Macau, território do sul da China conhecido por seus cassinos, informou a imprensa local.

O detido, um aposentado de origem chinesa de 61 anos, é suspeito de tentativa de transferir dinheiro da conta da empresa com o uso de documentos falsos.

As autoridades não revelaram a empresa ou o banco envolvidos na tentativa de fraude.

A prisão acontece em meio a um crise diplomática entre China e Canadá desde a detenção em dezembro, a pedido da justiça dos Estados Unidos, de Meng Wanzhou, a diretora financeira do grupo Huawei, gigante chinesa das telecomunicações.

Pouco depois, as autoridades chinesas detiveram dois canadenses suspeitos de atividades "que ameaçam a segurança nacional", o que o Ocidente considerou medidas de represália.

De acordo com a polícia, o suspeito queria transferir 285 milhões de dólares da conta da empresa de espetáculos para a conta de uma empresa em Hong Kong.

Mas o banco percebeu que a assinatura da ordem de transferência era diferente da assinatura vinculada à conta bancária. O canadense foi detido na fronteira quando tentava deixar o território semiautônomo na sexta-feira.

Macau é o maior centro de jogos do mundo, com uma receita cinco vezes superior a de Las Vegas.

cla/jta/ev/jac/am/zm/pc/fp