PUBLICIDADE
Topo

Internacional

EUA culpa Huawei por roubo de tecnologia e violação de sanções ao Irã

28/01/2019 21h47

Washington, 28 Jan 2019 (AFP) - Os Estados Unidos culparam nesta segunda-feira (28) a gigante das telecomunicações chinesa Huawei em dois casos que possivelmente aumentarão a tensão entre as duas potências.

O Departamento de Justiça americano anunciou 13 acusações contra o grupo chinês e sua diretora financeira, Meng Wanzhou, por supostamente violar as sanções americanas contra o Irã.

O ministério atribuiu mais de 10 acusações a duas filiais da Huawei por roubar tecnologia relacionada com os telefones celulares à americana T-Mobile.

Essas acusações "expõem as ações descaradas e persistentes da Huawei para explorar companhias e instituições financeiras americanas e para ameaçar o mercado global livre e justo", disse o diretor do FBI, Christopher Wray.

A detenção de Meng Wanzhou em dezembro em Vancouver, a pedido dos Estados Unidos, provocou uma crise diplomática entre Washington e Canadá, por um lado, e a China, por outro.

A dirigente da Huawei, que se encontra na liberdade condicional, comparecerá a um tribunal canadense no contexto do processo de extradição lançado pelos Estados Unidos.

Washington confirmou que apresentará um pedido formal de extradição antes da data limite de 30 de janeiro.

pmh/ft/yow/gma/gm/cc

Internacional