Topo

Trens lotados na China para o Ano Novo lunar

30/01/2019 09h42

Pequim, 30 Jan 2019 (AFP) - Milhões de chineses iniciaram o êxodo anual em direção a suas cidades de origem para passar o tradicional Ano Novo lunar com suas famílias, a maior migração humana anual.

Na estação ferroviária de Pequim, milhares de passageiros aguardavam por sua viagens.

O Ano Novo lunar é o feriado mais importante do país. É um momento de reunião familiar e os chineses devem chegar a suas cidades até segunda-feira à noite, a véspera do início do Ano do Porco.

A bordo de um trem que liga Pequim a Huaihua, pequena cidade da província de Hunan (centro), os passageiros se preparavam para uma viagem de 32 horas, olhando os telefones celulares ou tomando chá.

Muitos estão sentados em suas malas nos corredores ou em pequenos bancos dobráveis comprados nas plataformas. Outros estão sentados em pequenas cadeiras.

Nos vagões-leito, o clima é de festa: as famílias conversam e compartilham alimentos nos diferentes compartimentos. As crianças brincam nos corredores.

A empresa ferroviária espera transportar 413 milhões de pessoas no período do Ano Novo lunar (8,3% a mais que em 2018), segundo a agência de notícias Xinhua.