Topo

Henry e Meghan vão criar própria fundação, sem participação de Willian e Kate

20/06/2019 17h38

Londres, 20 Jun 2019 (AFP) - O príncipe Henry, junto com a esposa Meghan, vai criar a própria fundação após deixar de atuar na instituição que liderava ao lado do irmão mais velho, o príncipe Willian, anunciou nesta quinta-feira o palácio de Kensington.

Esta decisão alimentou a especulação sobre um possível distanciamento dos irmãos por conta da suposta tensão entre suas esposas Meghan Markle, casada com Henry, e Kate Middleton, mulher de Willian.

Ao anunciar estas mudanças, o palácio de Kensington explicou que "o objetivo é garantir que o trabalho e as responsabilidades de suas altezas reais sejam mais complementares, a medida que se preparam para suas futuras funções, e que suas atividades de caridade reflitam melhor suas novas rotinas".

Assim, "a Royal Foundation será a principal organização beneficente e filantrópica dos Duques de Cambridge (Willian e Kate)", informou o palácio. Esta fundação está centrada no bem-estar de militares e veteranos, crianças e jovens, na proteção de espécies em perigo de extinção e no meio ambiente, além da saúde mental.

Já "os duques de Sussex (Henry e Meghan) criarão sua própria fundação beneficente com o apoio operacional, durante um período de transição, da Royal Foundation", acrescentou o comunicado.

Os príncipes e suas esposas continuarão trabalhando juntos no futuro em temas como saúde mental, afirmou o palácio.

Os dois casais já haviam se separado geograficamente há alguns meses, quando Henry e Meghan deixaram o palácio de Kensington em Londres, onde viviam com Willian e Kate, para morar numa casa de campo nos terrenos do castelo de Windsor, a cerca de 40 km da capital, onde estão criando seu primeiro filho, Archie, nascido em 6 de maio.

pau/acc/jz/lca