Topo

Pompeo se irrita com jornalista que fez pergunta sobre a Ucrânia

25/01/2020 14h25

Washington, 25 Jan 2020 (AFP) - Gritos, olhar fulminante e palavrões. O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, perdeu a paciência com uma jornalista que lhe perguntou sobre a postura de seu governo no caso da Ucrânia, país que está no centro do julgamento político contra o presidente Donald Trump.

Tudo começou quando Pompeo deu uma entrevista à rádio NPR. Grande parte da discussão foi sobre o acordo com o Irã, mas a jornalista Mary Louise Kelly terminou a entrevista perguntando a Pompeo sobre a Ucrânia.

Os democratas acusaram Trump de abusar de seu cargo para pressionar Kiev a investigar Joe Biden, seu possível oponente nas eleições.

Pompeo, um colaborador próximo de Trump, foi acusado de não defender pessoalmente Marie Yovanovitch, ex-embaixadora americana na Ucrânia. A diplomata foi chamada abruptamente para retornar ao país na primavera passada, depois de ter sido submetida a uma campanha liderada por Rudy Giuliani, advogado pessoal do presidente.

"Você deve desculpas à embaixadora Marie Yovanovitch?", perguntou Kelly a Pompeo.

Seguiu-se uma troca tensa, na qual Pompeo disse que havia "defendido todos os funcionários do Departamento de Estado", enquanto Kelly perguntava, em vão, quando ele defendeu Yovanovitch publicamente.

"Eu disse tudo o que deveria dizer hoje. Obrigado", disse Pompeo ao final da entrevista.

Mas a história não terminou aí. Kelly contou o que aconteceu depois em um programa da NPR na sexta-feira à noite.

Ela disse que agradeceu o secretário pela entrevista, que não lhe respondeu, mas se inclinou e a encarou antes de sair da sala.

Então, um membro de sua equipe convidou Kelly sem o gravador para a sala privada de Pompeo.

Pompeo "estava esperando e... gritou comigo pelo mesmo tempo que durou a entrevista", disse Kelly.

"Não estava contente por ter sido questionado sobre a Ucrânia", disse Kelly. Além disso, acrescentou, o secretário perguntou-lhe: "Você acha que os americanos se importam com a Ucrânia?", enquanto soltava xingamentos.

Pompeo também pediu a seus conselheiros que trouxessem um mapa sem as marcas dos países para provar se Kelly sabia onde a Ucrânia estava localizada. "Apontei para a Ucrânia e ele largou o mapa", disse Kelly.

Em um comunicado neste sábado, o secretário de Estado acusou Kelly de mentir para ele duas vezes. A primeira, disse sem explicação, foi "para marcar nossa entrevista".

Ele também afirmou que a "conversa" após a entrevista era "off the reccord".

"É uma vergonha que essa jornalista decida violar as regras básicas do jornalismo e decência. Este é outro exemplo de como a mídia ficou desarticulada em suas tentativas de prejudicar o presidente Trump e este governo", afirmou Pompeo.

Ele então sugeriu que Kelly não identificou a Ucrânia no mapa. "Vale a pena notar que Bangladesh NÃO é a Ucrânia".

fff/cs/bfm/lp/mls/yow/mr