Topo

Liga Árabe marca reunião urgente devido a plano de Trump para Oriente Médio

28/01/2020 14h19

Cairo, 28 Jan 2020 (AFP) - A Liga Árabe convocou uma reunião urgente para o sábado em resposta ao plano de paz Israel-Palestina, que o presidente americano Donald Trump apresentará nesta terça-feira.

Hosam Zaki, subsecretário da organização pan-árabe, informou nesta terça à imprensa que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, é esperado para discutir o denominado, por Trump e aliados, como "Acordo do Século".

Esta reunião extraordinária foi convocada a pedido da parte palestina.

O controverso plano será apresentado ao longo da tarde desta terça-feira, por Trump e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahy, na Casa Branca, em Washington.

O grande imã da prestigiada mesquita e universidade de Al Azhar do Egito criticou entre plano em uma conferência no Cairo, na presença de muitos líderes religiosos do mundo sunita.

"Nossa identidade como árabes e muçulmanos acabou (...). Me senti completamente envergonhado de ver Trump junto do líder israelense", afirmou o xá Ahmed al Tayeb.

"São eles que planejam, falam, controlam e resolvem nossos problemas, sem árabes nem muçulmanos" presentes, criticou Tayeb.

Nenhum líder palestino foi convocado à tão anunciada reunião na Casa Branca para a apresentação do plano.

Analistas preveem que o projeto-Trump vai referendar a política de seu governo, intimamente ligada aos interesses de Israel.

mon-ff/dr/age/mb/ll