Topo

Israel quer construir nova colônia em Jerusalém Oriental, afirma ONG

18/02/2020 15h40

Jerusalém, 18 Fev 2020 (AFP) - Israel planeja construir uma colônia de 9.000 casas em Jerusalém Oriental, que seria o primeiro novo estabelecimento israelense em mais de 20 anos no setor palestino da cidade, disse nesta terça-feira a ONG Peace Now.

O Ministério da Habitação de Israel apresentou o projeto à prefeitura de Jerusalém, segundo a organização Peace Now, que acompanha de perto o dossiê sobre as colônias. Ele foi entregue na semana passada, mas até agora as autoridades israelenses não o comunicaram.

De acordo com o plano, a colônia será estendida no local do aeroporto de Ataront, localizado próximo aos setores palestinos de Qalandiya e Al Ram, ao norte da Cidade Santa.

As autoridades, contudo, ainda não aprovaram o projeto e isso pode levar "anos", disse à AFP Brian Reeves, diretor da Peace Now.

"Se o projeto for aprovado e [as casas] construídas, isso marcará o estabelecimento de uma nova colônia em Jerusalém Oriental, pela primeira vez desde que o governo de Benjamin Netanyahu estabeleceu Har Homa em 1997", avalia a ONG.

As autoridades israelenses também autorizaram a controversa extensão da linha férrea entre Tel Aviv e Jerusalém até o Muro das Lamentações, na parte leste de Jerusalém, um projeto denunciado por associações e pela vizinha Jordânia.

Atualmente, mais de 600.000 pessoas vivem em assentamentos na Cisjordânia e no setor palestino de Jerusalém. A colonização desses territórios, ocupados desde 1967 por Israel, acelerou nos últimos anos sob o impulso de Netanyahu e seu aliado em Washington, o presidente Donald Trump.

cgo/gl/hj/bc/mb/cc