Topo

Esse conteúdo é antigo

COI seguirá recomendações da OMS sobre possível adiamento dos Jogos de Tóquio-2020

Pôster das Olimpíadas de Tóquio criado pelo artista Taku Satoh - Divulgação
Pôster das Olimpíadas de Tóquio criado pelo artista Taku Satoh Imagem: Divulgação

12/03/2020 17h30

Berlim, 12 Mar 2020 (AFP) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) se apoiará nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para decidir sobre um possível adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, previstos de 24 de julho para 9 de agosto, informou nesta quinta-feira (12) o presidente do COI, Thomas Bach.

"Seguiremos as recomendações da Organização Mundial de Saúde", respondeu Bach à emissora alemã ARD quando questionado sobre a situação dos Jogos Olímpicos.

A atual pandemia do coronavírus supõe já "sérios problemas nos torneios de classificação", reconheceu o dirigente alemão. "Estão em perigo" em certos esportes, completou, referindo-se ao cancelamento de competições classificatórias como precaução contra a propagação do Covid-19.

"Temos que reagir de uma forma muito flexível", continuou o presidente do COI, citando alguns critérios de classificação, mas sem precisar os esportes ou provas envolvidas.

Os atletas, em particular os que são oriundos de países e regiões muito afetados pelo vírus, devem se beneficiar de um sistema "igualitário nestas condições extremamente difíceis", concluiu Bach.

Há várias semanas se questiona a realização dos Jogos devido à propagação do coronavírus.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, garantiu nesta quinta-feira que o cancelamento do evento era "impensável".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quinta adiar os Jogos para o ano que vem.

mat/pm/iga/am