Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha prorroga confinamento por duas semanas, até 9 de maio

18.abr.2020 - Trabalhadora da saúde usa trajes de proteção para atendimento em um ponto de testagem para a covid-19 na Espanha - Cesar Manso/AFP
18.abr.2020 - Trabalhadora da saúde usa trajes de proteção para atendimento em um ponto de testagem para a covid-19 na Espanha Imagem: Cesar Manso/AFP

Em Madri

18/04/2020 16h12

O governo da Espanha determinou a prorrogação do confinamento da população para combater o novo coronavírus por mais duas semanas, até 9 de maio, anunciou neste sábado o primeiro-ministro Pedro Sánchez.

A extensão incluirá um alívio para as crianças, que terão pela primeira vez permissão para sair desde 27 de abril, após cinco semanas estritamente confinadas em casa, disse Sánchez.

"Deixamos para trás os momentos mais extremos", mas "essas conquistas ainda são insuficientes" e "não podemos nos arriscar com decisões precipitadas", argumentou o presidente, no mesmo dia em que o Ministério da Saúde anunciou um total de 20.043 mortos, com 565 falecimentos nas últimas 24 horas.

Por esse motivo, o primeiro-ministro anunciou que na próxima semana transmitirá para aprovação à Câmara dos Deputados "a proposta do governo de estender o período de confinamento por mais 15 dias, até 9 de maio".

Sánchez alertou que depois de 9 de maio haverá "sucessivos estados de atenção" e que naquele mês "começaremos a suspender o confinamento com cautela e progressividade".

"Temos o mês de maio para começar os primeiros passos dessa transição para a nova normalidade", mas "se notarmos o menor risco, pararemos e, se necessário, reforçaremos as medidas de proteção novamente".

O levantamento do confinamento pode variar de acordo com as regiões, já que "a incidência e o impacto da pandemia são diferentes" dependendo de quais áreas do país, acrescentou o chefe do governo espanhol.