Otan fará reunião urgente após EUA anunciar retirada do Tratado de Céus Abertos
Embaixadores dos países-membros da Otan foram convocados para uma reunião de urgência amanhã após o anúncio de retirada dos Estados Unidos do Tratado de Céus Abertos, feito pelo presidente americano, Donald Trump, sob a acusação de violação do acordo pela Rússia, informaram diplomatas, hoje.
A reunião foi convocada para analisar as consequências da decisão anunciada pelo presidente Donald Trump. A saída dos Estados Unidos do tratado será efetivada em seis meses, acrescentaram as fontes.
"A Rússia não aderiu ao tratado", disse Trump a um grupo de jornalistas. "Até aderirem, nós nos retiramos", acrescentou.
O acordo permite verificar movimentações militares e medidas de controle de armamentos dos 35 países signatários.
Donald Trump não fechou a porta a uma nova negociação do acordo. "Acho que o que vai acontecer é que nos retiraremos e eles virão e pedirão que negociemos um acordo", acrescentou. "Temos tido muito boas relações com a Rússia recentemente".
No entanto, a decisão de Washington foi criticada no âmbito da Aliança Atlântica. "Todos os aliados tinham pedido aos Estados Unidos que continuassem fazendo parte do tratado", explicou uma fonte diplomática.
Trata-se do terceiro acordo de controle de armas do qual Trump decide retirar os Estados Unidos desde o início de sua administração.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.