PUBLICIDADE
Topo

Presidente dos EUA proíbe entrada de viajantes do Brasil por conta da COVID-19

24/05/2020 22h40

Washington, 25 Mai 2020 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domigo (24) a poibição da entrada no território americano de viajantes provenientes do Brasil, por conta do crescimento dos casos da COVID-19 no país sul-americano, informou a Casa Branca.

A medida vale para todos os não-americanos que estiveram no Brasil no período de 14 dias antes da data para desembarque no território americano, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany.

O comércio não é afetado pela nova regra, acrescentou.

"A ação de hoje ajudará a garantir que os estrangeiros que estão no Brasil não se tornem uma fonte de infecções adicionais em nosso país", destacou McEnany no comunicado encaminhado à imprensa.

Os Estados Unidos registraram 638 novas mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 97.686 falecimentos entre 1.641.585 casos confirmados desde o início da pandemia, segundo contagem feita às 20H30 locais (21H30 de Brasília) deste domingo pela Universidade Johns Hopkins.

O Brasil é o segundo país no mundo em casos confirmados do coronavírus, com 360.062 infectados, atrás dos Estados Unidos, e 22.603 mortos.

O presidente Jair Bolsonaro é um aliado político de Trump e, assim como o chefe de Estado americano, minimizou os efeitos da pandemia e criticou as medidas de confinamento, por considerá-las prejudiciais a economia do país.

Apesar da escalada da COVID-19 no Brasil, Bolsonaro novamente desafiou as medidas de distanciamento social neste domingo durante uma manifestação em Brasília.

Ele chegou usando máscara, mas depois abandonou a proteção para cumprimentar apoiadores, apertar mãos e até pegar uma criança no colo.

dw/to/lca

Notícias