Topo

Uma solução 'artística' para estátua queimada de Melania Trump na Eslovênia

09/07/2020 22h24

Liubliana, 10 Jul 2020 (AFP) - O artista americano que projetou uma estátua de madeira de Melania Trump na Eslovênia declarou nesta quinta-feira (9) que está buscando uma "resposta artística" depois que o trabalho foi queimado no fim de semana passado.

Há um ano, o artista conceitual americano Brad Downey ergueu a estátua em tamanho natural perto de Sevnica, a cidade natal da primeira-dama dos Estados Unidos. Mas a obra atraiu críticas.

Alguns a consideram uma paródia de sucesso, enquanto para outros é um espantalho a ser removido.

A polícia eslovena diz estar investigando quem incendiou a estátua em 5 de julho.

"Pessoas desconhecidas tentaram queimar a estátua de madeira nas primeiras horas de 5 de julho", disse o porta-voz da polícia Robert Perc à AFP.

Downey, que estava na Eslovênia quando a estátua foi queimada, mudou-se para Sevnica e a removeu antes que as imagens da escultura danificada se tornassem virais.

"Eu não gostaria que fotos do horrível rosto queimado se tornassem um 'meme'", disse o artista de 40 anos à AFP, negando a especulação da mídia de que ele mesmo teria provocado o incêndio.

O artista estima que o que aconteceu pode estar relacionado a 4 de julho, quando os Estados Unidos comemoram o Dia da Independência.

"Acho que devo dar uma resposta artística a isso", acrescentou Downey, recusando-se a fornecer detalhes.

A estátua foi inaugurada em 5 de julho do ano passado, depois que Downey pediu à eslovena Ales Zupevc, também conhecida como "Maxi", para esculpir a escultura de uma árvore usando uma serra elétrica.

Em janeiro, uma estátua de madeira representando o presidente Donald Trump, foi queimada numa cidade ao norte da capital Liubliana.

Seu autor, o arquiteto Tomaz Schlegl, chamou de "Estátua da Liberdade" porque queria que ela servisse como crítica à política populista.

bk/jza/pvh/erl/ll/lca