PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump afirma que árvores caídas 'explodem' com incêndios florestais

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca -
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca

Da AFP, McClellan Park (EUA)

14/09/2020 21h08

O presidente Donald Trump apresentou uma nova teoria hoje sobre a propagação dos incêndios que devastam o oeste dos Estados Unidos: árvores que explodem.

"Quando as árvores caem, após um curto período de tempo, cerca de 18 meses, elas ficam muito secas", disse ele durante uma visita à Califórnia.

"Elas realmente se tornam como um fósforo... Elas simplesmente explodem."

Os comentários geraram grande confusão e críticas nas redes sociais, com alguns afirmando que o presidente pode ter interpretado mal os relatórios sobre o efeito do fogo nas árvores, muitas das quais morreram por causa da seca, o que enfraquece suas defesas contra pragas.

Algumas árvores vivas, como o eucalipto australiano, ocasionalmente explodem, de acordo com os bombeiros, que explicaram o fenômeno como resultado do superaquecimento e da expansão da seiva.

Árvores congeladas também emitem sons de tiros quando a seiva congela e quebra galhos.

Trump insistiu que os incêndios respondem à má gestão das florestas nos estados do oeste, governados pelo Partido Democrata, de oposição, e rejeitou a teoria de que o aquecimento global — que nega repetidamente — pode ter qualquer influência.

"Vai começar a esfriar. Observe", disse ele a Wade Crowfoot, diretor da Agência de Recursos Naturais da Califórnia, que respondeu: "Gostaria que a ciência concordasse com você."

Alguns usuários do Twitter compararam essa posição otimista sobre a mudança climática à sua posição sobre a pandemia do coronavírus no país, que já matou quase 200.000 pessoas.

"Isso vai embora. Um dia, será como um milagre, vai embora", disse Trump sobre o vírus em fevereiro.

Internacional