Topo

Ex-secretário de Defesa americano se recusa a apoiar candidato na eleição

15/10/2020 06h09

Sydney, 15 Out 2020 (AFP) - O ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos Jim Mattis se recusou nesta quinta-feira a apoiar um candidato nas eleições presidenciais de 3 de novembro e pediu aos americanos que escolham um presidente com "competência e compaixão".

"Eu vou rejeitar sua proposta de apoiar um candidato", declarou Mattis em uma conferência virtual organizada pelo Instituto Lowy de Sydney. "A língua dos generais da reserva também deve fazer sua retirada durante o período eleitoral".

O general, no entanto, falou sobre as qualidades que um presidente deve ter, em sua opinião.

"O que eu buscaria em um líder é a competência e compaixão", disse. "Olharia o caráter e a competência, a compaixão, a empatia a respeito da população, de toda a população".

O presidente republicano Donald Trump, que enfrentará o democrata Joe Biden nas eleições de 3 de novembro, é criticado pela gestão da pandemia do coronavírus, por parte dos rivais, mas também dos cientistas e de alguns políticos de seu próprio partido. Muitos o acusam de não ter compaixão pelos 216.000 americanos que morreram vítimas do coronavírus nem pelos profissionais da saúde.

Mattis pediu demissão em dezembro de 2018, um dia depois de Trump anunciar a retirada unilateral das tropas americanas da Síria, sem coordenar a decisão com os aliados de Washington na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico.

arb/jac/fby/jvb/rsr/fp