Topo

Esse conteúdo é antigo

França diz que cocaína que causou 'maré branca' em praias em 2019 era colombiana

Vista da praia em Capbreton, na França, onde pacotes com cocaína foram encontrados em novembro de 2019 - Gaizka Iroz/AFP
Vista da praia em Capbreton, na França, onde pacotes com cocaína foram encontrados em novembro de 2019 Imagem: Gaizka Iroz/AFP

14/11/2020 09h34

Rennes, França, 14 Nov 2020 (AFP) - A cocaína que causou uma "maré branca" na costa atlântica da França em 2019 e que causou a morte de um homem por overdose era procedente da Colômbia, informou a Procuradoria de Rennes hoje.

"A origem dos entorpecentes pôde ser identificada em uma área de produção no norte da Colômbia. A pureza dos produtos analisados ficou entre 80,5 e 90%", explicou o o procurador da cidade de Rennes (oeste), Philippe Astruc, em um comunicado sobre a investigação, um ano após a descoberta dos primeiros pacotes.

No total, 1,6 tonelada de cocaína foi descoberta.

As investigações, realizadas pelos serviços de investigação da França em colaboração com os Estados Unidos (DEA), autoridades holandesas e britânicas, permitiram determinar que estes pacotes procediam de uma mesma descarga ao largo da costa de Bordeaux em setembro de 2019, acrescentou a mesma fonte.

Em novembro de 2019, as autoridades multiplicaram os alertas sobre estes pacotes, do tamanho de uma caixa de sapatos, perfeitamente selados com celofane. A carga foi aparecendo ao longo de várias centenas de quilômetros do litoral atlântico francês.

A maior parte da cocaína procede de três grandes países produtores: Colômbia, Peru e Bolívia. A Europa é o segundo mercado mundial, depois da América do Norte.