Israel vacinará prisioneiros palestinos contra a covid-19
Resumo da notícia
- Autoridades palestinas e ONGs pediram a Israel que vacinasse os 4.400 palestinos detidos nas prisões israelenses
- Ministro israelense de Segurança Pública, Amir Ohana, chegou a sugerir antes que prisioneiros não fossem vacinados
- Autoridades penitenciárias israelenses anunciaram neste domingo (17) que começaram a vacinar todos prisioneiros, incluindo palestinos
As autoridades penitenciárias israelenses anunciaram, neste domingo (17), que começaram a vacinar contra a covid-19 todos os seus prisioneiros, incluindo os palestinos, após vários pedidos da Justiça, de ONGs e autoridades palestinas.
O ministro israelense de Segurança Pública, Amir Ohana, sugeriu recentemente que os prisioneiros não fossem vacinados, apesar de estar lançando um dispositivo de vacinação em todo o país. Uma medida que o procurador-geral, Avichai Mandelblit, chamou de "ilegal", segundo a imprensa local.
Autoridades palestinas e ONGs pediram a Israel que vacinasse os 4.400 palestinos detidos nas prisões israelenses, dos quais ao menos 250 contraíram a covid-19, segundo dados do Clube de Prisioneiros Palestinos.
Neste domingo, as autoridades penitenciárias israelenses indicaram em um comunicado que 20 presos foram vacinados com a primeira dose do imunizante, mas não especificaram se eram israelenses ou palestinos.
O Clube de Prisioneiros Palestinos, por sua vez, disse em nota que três presos palestinos receberam a vacina.
Anteriormente, as autoridades haviam declarado que "após a vacinação da equipe (...), as vacinações dos detidos começarão nas prisões".
"Isso abrange todos os prisioneiros, sem distinção", confirmou à AFP uma porta-voz da administração penitenciária.
A ONG Human Rights Watch exortou Israel no domingo a vacinar os detidos palestinos e afirmou que o país também tinha a "obrigação", segundo o direito internacional humanitário e como uma potência "ocupante", de "fornecer" vacinas aos 2,8 milhões de palestinos que vivem na Cisjordânia ocupada e aos 2 milhões de palestinos na Faixa de Gaza, um território sob bloqueio israelense.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.