Topo

Esse conteúdo é antigo

Piñera é vacinado no Chile; país já supera 1,5 milhão de imunizados

"Acredito que o Chile está entre os países que mais vacinou e vamos seguir com isto", disse o presidente - Marcelo Segura/Presidência do Chile/AFP
"Acredito que o Chile está entre os países que mais vacinou e vamos seguir com isto", disse o presidente Imagem: Marcelo Segura/Presidência do Chile/AFP

Em Santiago (Chile)

12/02/2021 14h28

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, recebeu hoje a primeira dose da CoronaVac, vacina contra o coronavírus, e a campanha de imunização no país latino-americano já supera 1,5 milhão de pessoas.

Piñera, de 71 anos, foi vacinado na cidade de Futrono, sul do país, onde passa férias. Ele recebeu a primeira dose de acordo com o calendário oficial de vacinação, que para esta sexta-feira inclui as pessoas de 71 e 72 anos.

"Já vacinamos 1,5 milhão de chilenos e chilenas. Acredito que o Chile está entre os países que mais vacinou e vamos seguir com isto", disse o presidente depois de receber o fármaco.

A vacinação contra o novo coronavírus começou no Chile em 24 de dezembro com os profissionais da saúde. Em 3 de fevereiro, teve início a campanha de imunização da população, seguindo um calendário de acordo com a idade e funções críticas do Estado.

A meta do governo é que a maior parte do grupo de risco, aproximadamente cinco milhões de pessoas, esteja vacinado até 30 de março e que outros 10 milhões sejam imunizados durante o primeiro semestre, para completar 15 milhões de vacinados entre os 19 milhões de habitantes do país, de acordo com as últimas projeções oficiais.

Durante esta semana, surgiu uma polêmica pela vacinação de estrangeiros no país. As autoridades de saúde do Chile esclareceram ontem que a imunização contra o coronavírus inclui estrangeiros irregulares que estão no país, em meio às críticas geradas pela alteração no protocolo para evitar o "turismo de vacinas".