Nokia anuncia plano para cortar até 10.000 empregos em dois anos
Helsínquia, 16 Mar 2021 (AFP) - A Nokia planeja cortar de 5.000 a 10.000 empregos em dois anos, o que representa 11% de seus efetivos, como parte de um grande plano de redução de custos, anunciou o fabricante finlandês de telecomunicações nesta terça-feira (16).
Esta reestruturação reduzirá a equipe para entre "80.000 e 85.000 funcionários em 18 ou 24 meses, contra os cerca de 90.000 atuais", disse a empresa em um comunicado, destacando que o número exato dependerá da evolução do mercado.
Após a compra de sua rival franco-canadense Alcatel-Lucent em 2016, os efetivos da Nokia superaram os 100.000, mas a empresa já realiza demissões e economias importantes, especialmente na França.
Os novos cortes de empregos não afetarão a França "devido à reestruturação anunciada anteriormente", declarou à AFP um porta-voz do grupo com sede na Finlândia, que não especificou quais países serão afetados.
Número três mundial das redes de quinta geração 5G, o grupo liderado desde agosto por Pekka Lundmark luta para se manter perto de seus principais rivais: a sueca Ericsson e principalmente a chinesa Huawei.
O plano anunciado nesta terça-feira implicaria uma redução de custos de cerca de 600 milhões de euros (716 milhões de dólares) "até o final de 2023" que seriam destinados a financiar a pesquisa e "capacidades futuras", de acordo com o grupo finlandês.
sgk-map/esp/tjc/zm/aa
ERICSSON
ALCATEL-LUCENT
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.