Pesquisadores encontram 'fóssil vivo' após 15 anos e mil expedições

Após mais de 15 anos e mil expedições, uma equipe de pesquisadores encontrou um animal raríssimo que é considerado um "fóssil vivo". Em vídeo publicado nas redes sociais neste mês, os membros do grupo Ocean Exploration Trust comemoraram a descoberta: "Finalmente aconteceu!".

O que são os náutilos?

Náutilos (Nautilus belauensis) foram vistos no Santuário Marinho Nacional de Palau, um arquipélago que fica na região da Micronésia. De acordo com o grupo que encontrou os animais, o molusco é raramente fotografado. Os quatro bichos estavam em uma profundidade entre 220 e 375 metros, no Oceano Pacífico.

Pesquisadores comemoraram descoberta durante transmissão ao vivo. "Finalmente aconteceu!", disse um deles. "Um sonho que se tornou realidade", falou outro.

Bicho faz parte de uma das famílias de animas mais antigas da Terra, como um "fóssil vivo". Registros indicam que animal, que é parente das lulas, mudou pouco, mesmo depois de quase 500 milhões de anos.

Náutilos fazem movimentos verticais parecidos com um submarino. Eles são conhecidos por se moverem para cima e para baixo pela água, com corpos no formato de conchas espirais.

Eles têm visão limitada devido a olhos sem lentes sólidas. Nove espécies conhecidas do bicho dependem de seus sentidos olfativos para encontrar comida e parceiros.

9 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Luiz Rodrigues Barbosa

O animal mostrado na foto é o Nautilus comum, bem abundante na região do Pacífico! Tenho várias conchas deles,  ao natural, polida e cortada ao meio. Aqui no Brasil, temos seu primo, o Argonauta, menor, com concha muito fina e sem as divisões da do Nautilus. Todos parentes dos polvos e lulas.

Denunciar

Bioconsult

A espécie Nautilus belauensis não é raríssima, ao contrário do que afirma a matéria. É uma espécie tradicional em Palau, e trabalho recente (2021) mostra que a espécie continua a manter sua população em nível histórico (veja em "Nautilus belauensis population demographics and trap yields in Palau were similar between surveys in 1982 and 2015"). Cada espécie habita um local e profundidade específica no mar. Por isso, o que deve ter sido noticiado é que foi a primeira vez em que apareceu no local em que aqueles pesquisadores costumam mergulhar. Já o Nautilus comum (N. pompilius) é bastante comum no Indo-Pacífico.

Denunciar

Claudio Bruel

Agora comecem a mandar frotas de navios e submergívies e essas espécies vão conhecer a extinção de verdade. 

Denunciar