Primeiro-ministro líbio viaja para Turquia na segunda-feira
Ancara, 11 Abr 2021 (AFP) - Uma importante delegação líbia presidida pelo primeiro-ministro Abdelhamid Dbeibah viajará na segunda-feira (12) para a Turquia, que desempenha um papel-chave no conflito no país do norte da África, anunciou neste domingo a agência estatal turca Anadolu.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, receberá a delegação na sede presidencial em Ancara, que contará com 14 ministros e o chefe de Estado Maior líbio, informou à AFP a chancelaria turca.
As autoridades líbias devem abordar os tratados assinados entre seu país e a Turquia e o reforço da cooperação bilateral, segundo Anadolu.
Os observadores estimam que a composição desta delegação reflete a importância que Tripoli concede às suas relações com Ancara.
A Turquia era o principal apoio do Governo de Unidade Nacional (GNA), reconhecido pela ONU e com sede em Tripoli, contra o poder de Khalifa Haftar no leste, com o apoio da Rússia e dos Emirados Árabes Unidos.
Ancara enviou inclusive militares para a Líbia devido a um acordo assinado com o GNA.
No entanto, após anos de instabilidade desde a queda do governo de Muamar Gadafi em 2011, a Líbia conta desde março com um novo executivo de unidade nacional encarregado de dirigir o país até as eleições no final de dezembro.
Durante uma reunião no final de janeiro do Conselho de Segurança da ONU, o embaixador interino dos Estados Unidos pediu à Turquia e à Rússia para começarem "imediatamente a retirada de suas forças" da Líbia.
bg/at/tjc/mar/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.