Urso mata pedestre e reacende debate sobre a caça na Eslováquia
As autoridades eslovacas anunciaram hoje que um urso matou um homem de 57 anos, cujo corpo foi encontrado há dois dias, reacendendo o debate sobre a proibição da caça deste animal.
"É o primeiro caso conhecido de um encontro fatal com um urso na história da Eslováquia [moderna]" , declarou à AFP Marina Debnarova, da agência de Estado encarregada das florestas, Lesy SR, referindo-se à atual situação territorial do país.
O corpo destruído de um pedestre foi encontrado na segunda-feira (14), cercado de pegadas de urso, no vale de Bansko, a 250 km de Bratislava.
"O homem foi mordido na cabeça e na nuca, e uma autópsia confirmou que morreu como consequência das feridas causadas por um urso", destacou Marina Debnarova.
O acidente provocou a indignação dos caçadores, que exigem a revogação da proibição da caça de ursos.
"Fizemos todo o possível para proteger os ursos. Agora chegou a hora de protegermos as pessoas", afirmou o responsável da associação de caçadores eslovacos, Imrich Suba.
Segundo ele, a população de ursos pardos na Eslováquia, que chegou a 20 indivíduos nos anos 1920, supera hoje 2.700 animais, número que coincide com o da agência florestal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.