Putin quer fortalecer diálogo com UE
Moscou, 24 Jun 2021 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse apoiar a proposta franco-alemã de relançar os contatos diretos com a União Europeia (UE) - informou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, nesta quinta-feira (24).
"Recebemos esta iniciativa com satisfação. Putin é partidário da criação de um mecanismo para diálogo e contatos entre Bruxelas e Moscou", afirmou Peskov.
"Bruxelas e Moscou precisam desse diálogo", insistiu.
Em uma cúpula em Bruxelas, hoje e amanhã, os líderes do bloco tratarão, entre outros pontos, de suas relações com a Rússia e sobre como dialogar com Putin.
Após o encontro entre o presidente russo e seu homólogo americano, Joe Biden, semana passada, em Genebra, líderes europeus - como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron - consideram necessário organizar reuniões com Putin para discutir de temas de interesse da UE, segundo fontes europeias.
Nesta quinta-feira, Merkel considerou que a União Europeia deve favorecer um "contato direto" com a Rússia e com Vladimir Putin, além de "criar mecanismos" para responder "em conjunto" às "provocações" de Moscou.
"A iniciativa de Merkel é apoiada por Macron, mas as conversas [em Bruxelas] serão realizadas junto com outros países, e temos que saber se haverá um acordo a respeito, sobre isso ou não", disse Peskov.
rco/alf/pz/bl/pc/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.