PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Biden diz que EUA precisam melhorar vacinação contra covid

Autoridade sanitária do país recomendou que os cidadãos voltem a usar máscaras - Saul Loeb/AFP
Autoridade sanitária do país recomendou que os cidadãos voltem a usar máscaras Imagem: Saul Loeb/AFP

27/07/2021 18h07

O presidente americano, Joe Biden, disse nesta terça-feira (27) que o país deve "melhorar" suas taxas de vacinação contra a covid-19, enquanto a autoridade sanitária recomendou o uso de máscaras em locais fechados para conter um novo surto da pandemia.

"Temos visto um aumento na imunização nos últimos dias, mas temos que fazer melhor. Na quinta-feira vou apresentar os novos passos do nosso esforço para imunizar mais americanos", disse Biden em um comunicado.

Em discurso em separado para a comunidade de Inteligência americana, quando perguntado se ordenaria a vacinação obrigatória dos funcionários federais, Biden respondeu: "isso está em consideração neste momento".

Biden falou pouco depois de Rochelle Walensky, diretora dos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC), afirmar que esta agência agora "recomenda que as pessoas completamente vacinadas usem máscaras em locais públicos fechados" e de transmissão substancial e alta.

A funcionária explicou que a medida é necessária devido ao aumento dos contágios provocados pela variante Delta em todo o país, sobretudo nos estados onde a taxa de vacinação permanece baixa.

Embora as vacinas sejam eficazes contra a Delta, novos dados "indicam que, em raras ocasiões, algumas pessoas vacinadas podem ser contagiosas", acrescentou.

"Estes novos dados científicos são preocupantes e, infelizmente, justificam uma atualização da nossa recomendação", disse.

Segundo os dados mais recentes dos CDC, grande parte do sul dos Estados Unidos experimenta uma transmissão alta, enquanto áreas com taxas de vacinação do nordeste do país exibem uma transmissão comunitária moderada.

Considera-se transmissão substancial aquela entre 50 e 100 casos diários por 100.000 habitantes durante uma média de sete dias, enquanto a transmissão alta implica mais de cem casos por 100.000 pessoas na mesma média.

Para deter a propagação da variante Delta, os CDC recomendarão que as escolas adotem a máscara universal, inclusive professores, funcionários, estudantes e visitantes, independentemente do estado de vacinação, acrescentou Walensky.