Topo

Esse conteúdo é antigo

Líbano combate incêndios florestais que ameaçam áreas povoadas

30/07/2021 10h01

Beirute, 30 Jul 2021 (AFP) - Os helicópteros do Exército e os socorristas lutavam nesta sexta-feira (30), pelo terceiro dia consecutivo, contra incêndios que devastam florestas inteiras do norte do Líbano e ameaçam algumas áreas povoadas.

O incêndio, declarado na quarta-feira na região de Akar, "se propaga rapidamente por áreas extensas", informou nesta sexta à AFP o ministro de Agricultura, Abas Mortada.

"O fogo avança em todas as direções" devido aos fortes ventos e alcança inclusive a vizinha Síria, acrescentou.

O Exército usa dois helicópteros para tentar conter o fogo, informou a Agência Nacional de Informação (ANI). Na região de Jabal Akrum, os habitantes tiveram que abandonar suas casas durante a madrugada.

Na quinta-feira, um cinegrafista da AFP filmou as chamas devorando as árvores no monte de Qubayat, em meio a uma fumaça branca, enquanto os helicópteros lançavam trombas d'água sobre as florestas.

Em terra, os voluntários ajudavam os serviços da Defesa Civil. Alguns, sem equipamentos de proteção, sufocavam.

O diretor de operações da Defesa Civil libanesa, George Abu Musa, reconheceu nesta sexta-feira que "há algumas áreas que não podemos acessar".

O Líbano, imerso em uma grave crise com problemas de liquidez, aguarda a chegada de bombardeiros de água do exterior, principlamente da Grécia e Chipre, segundo Abas Mortada.

Na quarta-feira, um voluntário dos bombeiros de 15 anos morreu.

Na Síria, o incêndio na região de Quseir, atingida pelo fogo procedente do Líbano, está "completamente apagado", segundo a agência de notícias síria, que cita as autoridades locais.

ho/cbg/tgg/all/erl/mar/aa