Prédio da ONU é atacado no oeste do Afeganistão
Cabul, 30 Jul 2021 (AFP) - Os escritórios das Nações Unidas foram atacados nesta sexta-feira (30) em Herat, a grande cidade do oeste do Afeganistão, em torno da qual talibãs e forças do governo se enfrentam - informou a missão da ONU neste país, condenando a ofensiva.
"Este ataque contra a entrada de um edifício das Nações Unidas, claramente identificado, foi levado a cabo por elementos antigovernamentais", declarou a missão (UNAMA).
Um policial morreu, e vários ficaram feridos, informou a mesma fonte. Nenhum funcionário da ONU foi atingido.
A entrada do complexo foi alvo de disparos de lança-foguetes e de outras armas, relatou a UNAMA.
A área onde o prédio está localizado era palco de confrontos entre talibãs e as forças do governo nesta sexta, segundo a missão da ONU.
"Este ataque às Nações Unidas é lamentável, e nós o condenamos nos mais duros termos", disse a representante especial do secretário-geral da ONU no Afeganistão e chefe da UNAMA, Deborah Lyons, citada no comunicado.
"Aqueles que cometeram este ataque devem ser identificados e responsabilizados", acrescentou.
O direito internacional proíbe ataques contra pessoal civil e contra prédios da ONU. Sua ocorrência pode ser equiparada a crimes de guerra, lembrou a UNAMA, que homenageou os guardas afegãos que defenderam o complexo.
Nesta sexta-feira, muitos habitantes fugiam dos arredores de Herat, devido aos combates entre tropas do governo e talibãs, que se aproximam desta cidade. Com cerca de 600.000 habitantes, Herat é a terceira mais populosa do país.
mam-jds-ayv/cls/mar/pc/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.