Topo

Esse conteúdo é antigo

Peru propõe reunião de chanceleres da América do Sul sobre pandemia

Movimentação na região da 25 de Março, em São Paulo, em dezembro de 2020 - Felipe Rau/Estadão Conteúdo
Movimentação na região da 25 de Março, em São Paulo, em dezembro de 2020 Imagem: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

14/08/2021 19h33

O Peru planeja realizar em Lima uma reunião de ministros das Relações Exteriores dos países da América do Sul para adotar acordos e ações conjuntas de combate à pandemia de covid-19, informou o governo.

O chanceler peruano, Héctor Béjar, realizou esta proposta ao embaixador do Chile em Lima, Andrés Barbé, em audiência nesta semana na qual revisaram os principais temas da relação bilateral.

"Foram abordados temas importantes sobre a luta contra a covid-19, assim como a conveniência de convocar uma reunião de chanceleres sul-americanos em Lima, com o objetivo de adotar acordo e ações conjuntas para fazer frete à pandemia", informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores.

Béjar ratificou também o interesse de realizar este ano a IV edição do Encontro Presidencial e de Gabinete Binacional Peru-Chile.

A reunião analisaria o cumprimento dos compromissos do Plano de Ação do último encontro, realizado no balneário peruano de Paracas em 2019.

O encontro é o mais alto mecanismo diplomático entre o Chile e o Peru e permitiu acalmar a tensão entre duas nações que se enfrentaram em uma guerra entre 1879 e 1884.

Nessa guerra, o Peru atuou em aliança com a Bolívia, que perdeu seu acesso ao mar. Esse conflito ainda gera tensões entre os três países.

Com 33 milhões de habitantes, o Peru registra mais de 2,1 milhões de infecções e mais de 197.000 mortes desde que a pandemia estourou no país em março de 2020.