Topo

Esse conteúdo é antigo

Franceses são presos no Rio após assistirem ao nascer do sol sobre o Cristo Redentor

Imagem ilustrativa; turistas subiram as escadas internas e saíram por um dos braços do Cristo Redentor para ver o nascer do sol - Carl de Souza/AFP
Imagem ilustrativa; turistas subiram as escadas internas e saíram por um dos braços do Cristo Redentor para ver o nascer do sol Imagem: Carl de Souza/AFP

Da AFP, em São Paulo

24/08/2021 21h18Atualizada em 25/08/2021 13h01

Dois jovens franceses foram presos depois de assistirem ao nascer do sol da imponente estátua do Cristo Redentor, que oferece uma vista única do Rio de Janeiro, informou um dos aventureiros à AFP ontem.

Clément Dumais, 28 anos, e Paul Roux-dit-Buisson, 27, permaneceram após o fechamento da entrada de visitantes e passaram a noite de domingo perto da estátua de 38 metros de altura.

Antes do amanhecer, os dois franceses entraram no monumento, subiram suas escadas internas e saíram por um dos braços para ver o nascer do sol sobre a 'Cidade Maravilhosa' e sua majestosa Baía de Guanabara.

A distância de uma mão à outra da estátua do Cristo é de 28 metros.

"Estávamos em pé em cima dos braços e da cabeça do Cristo e um segurança nos viu", explicou à AFP Paul Roux-dit-Buisson.

Mas a aventura acabou aí para os dois jovens da região de Paris. Na segunda-feira, eles foram presos e posteriormente liberados após pagar uma fiança de R$ 10 mil. Agora, de acordo com a mesma fonte, devem comparecer perante um juiz.

Procurada pela AFP, a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo do Rio evitou comentar o assunto e explicou que estava "apurando" os fatos.

A polícia confiscou todas as fotos e vídeos do nascer do sol gravadas do alto do Cristo. Uma aventura que acabou sendo pouco frutífera para os jovens franceses, que postam há dez anos nas redes sociais e no seu canal no YouTube imagens de seus feitos.

"Mas vista era bem legal. Poucas pessoas têm a oportunidade de ver isso", afirmou Roux-dit-Buisson, mais conhecido nas redes sociais como Paul RDB. "A gente pôde se colocar na pele de Cristo".

Escalada da Torre Eiffel

Fãs de fortes emoções e autodenominados "atletas de parkour", os dois franceses acumulam uma série de passagens por edifícios emblemáticos de Dubai, Hong Kong e Paris.

Na capital francesa, eles escalaram a Torre Eiffel. "No geral, não fazemos muitas coisas autorizadas", admitiu Paul RDB.

Mas "a gente respeita o que admira. Não só escalamos (edifícios) por prazer", "para nós o Corcovado é uma obra impressionante", continuou.

A estátua do Cristo Redentor, cujo 90º aniversário será comemorado em outubro, acaba de ser restaurada por escaladores profissionais.

Junto com o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, localizado no topo do morro do Corcovado, é o local mais visitado do Rio, com quase dois milhões de turistas todos os anos. As visitas, no entanto, ocorrem durante o dia.