Coalizão saudita afirma que matou 85 rebeldes houthis perto de cidade iemenita de Marib
Riade, 26 Out 2021 (AFP) - A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita no Iêmen afirmou nesta terça-feira (26) que matou 85 rebeldes houthis em novos ataques aéreos perto da cidade estratégica de Marib, no norte.
"Realizamos 21 operações que destruíram 9 veículos militares e mataram 85 terroristas" nas últimas 24 horas em Al Jawba, 50 km ao sul de Marib, e em Al Kasara, 30 km ao noroeste de Marib, afirmou a coalizão em um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias saudita SPA.
A coalizão anuncia diariamente a morte de vários rebeldes nos arredores de Marib, o último reduto do governo no norte do Iêmen. É uma região rica em petróleo e geograficamente estratégica entre o norte e o sul do Iêmen.
Não foi possível verificar esses números forma independente e os huthis não costumam reportar baixas em suas fileiras
Desde 2014, as forças pró-governamentais travam uma guerra contra os huthis, apoiados pelo Irã e que controlam boa parte do norte do país, inclusive a capital, Saná.
Em sete anos de guerra, dezenas de milhares de pessoas, civis em sua maioria, morreram e milhões foram deslocados, segundo organizações internacionais.
A comunidade internacional busca em vão uma solução pacífica para este conflito, que provocou a pior crise humanitária no mundo, segundo a ONU. Quase 80% da população iemenita depende da ajuda humanitária para sobreviver.
bur-csl/tp/mar/mb/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.