Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa nomeia Raffaella Petrini à frente do Governatorato, a primeira mulher da história

04/11/2021 11h44

Cidade do Vaticano, 4 Nov 2021 (AFP) - O papa Francisco nomeou nesta quinta-feira (4) Raffaella Petrini como secretária-geral do Governatorato do Vaticano, a primeira vez que uma mulher tem acesso a este cargo de responsabilidade na história da Igreja.

A italiana Raffaella Petrini, uma freira franciscana de 52 anos, será a responsável pela gestão administrativa dos museus do Vaticano, da agência dos correios e da polícia.

O jornal digital americano The National Catholic Reporter indicou que este cargo era tradicionalmente ostentado por bispos.

O pontífice busca com essa nomeação alcançar uma maior igualdade dentro da Igreja.

Em janeiro, Francisco, de 84 anos, alterou a lei para permitir que as mulheres possam ler a Bíblia na missa, dar a comunhão e ajudar no altar durante a liturgia.

Um mês depois, o papa nomeou a freira francesa Nathalie Becquart subsecretária del sínodo dos bispos, tornando-se de fato a primeira mulher da história a ter direito ao voto neste tipo de reunião (que aborda as principais questões da doutrina da Igreja).

Desde que o sumo pontífice criou em 2016 uma comissão para estudar a história das mulheres diáconos nos primeiros anos da Igreja católica, os grupos reformistas mantêm a esperança de que possa haver mulheres ocupando a função dos padres algum dia.

No entanto, até o momento, o papa não abriu a porta para que possam ser ordenadas a essa função.

ide/jv/grp/mb/aa