Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal detido após ter fugido de quarentena na Holanda é liberado

30/11/2021 16h59

Haia, 30 Nov 2021 (AFP) - Um espanhol e uma portuguesa, detidos após fugir do hotel onde cumpriam quarentena pela covid-19 na Holanda, foram liberados, anunciou seu advogado nesta terça-feira (30).

"C.I. Pimenta Costa da Silva Lopes, de nacionalidade portuguesa, e M. A. Sanz del Puerto, de nacionalidade espanhola, - o 'casal da quarentena' - foram ou serão liberados de seu isolamento", declarou em um comunicado seu advogado, Bart Maes.

O casal foi detido no domingo pela polícia fronteiriça holandesa após ter deixado um hotel localizado perto do aeroporto de Amsterdã, onde a maioria das 61 pessoas que testaram positivo para o coronavírus em seu embarque em dois aviões procedentes da África do Sul foram postos em quarentena.

Entre eles, 14 foram contagiados com a nova variante da covid-19, ômicron, segundo as últimas informações das autoridades sanitárias.

Em sua chegada a Amsterdã, na sexta-feira, Carolina Pimenta testou positivo, mas um novo exame feito na segunda-feira deu negativo, informou a promotoria holandesa em um comunicado.

"Com base nas informações de que o Ministério Público dispõe agora sobre o incidente, considera-se que não há nenhuma suspeita de infração penal. Não haverá, então, outras ações", declarou à AFP Ilse de Heer, porta-voz da promotoria.

Embora a princípio tenha havido uma confusão sobre a nacionalidade do casal, seu advogado confirmou que Pimenta era portuguesa e Sanz, espanhol.

Ambos "pegarão um táxi imediatamente até o consulado, onde serão recebidos para sua repatriação para a Espanha", informou o advogado.

cvo/sg/es/mb/mvv