Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia do Texas responde a aparente situação com reféns em sinagoga

15/01/2022 19h54

Washington, 15 Jan 2022 (AFP) - A polícia de uma pequena cidade do Texas, nos Estados Unidos, negociava neste sábado (15) com um homem que dizia ser irmão de uma mulher condenada por terrorismo e que aparentemente fez reféns em uma sinagoga, de acordo com a polícia e a mídia local.

Sem identificar a fonte, a ABC News noticiou que o suspeito havia sequestrado o rabino e outras três pessoas da congregação Beth Israel em Colleyville, cerca de 40 km a oeste de Dallas.

A rede disse que o sequestrador estava armado e que alegou ter bombas em outros lugares sem revelar sua localização.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre a "situação com reféns em andamento" no Texas, segundo a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. "Ele seguirá recebendo atualizações de sua equipe", tuitou.

Citando um alto funcionário informado sobre a situação, a ABC informou que o homem disse ser irmão de Aafia Siddiqui, uma mulher apelidada de "Lady Qaeda" pelos jornais americanos, e estava exigindo que sua irmã fosse libertada da prisão.

Siddiqui, uma ex-cientista paquistanesa, foi condenada por um tribunal de Nova York em 2010 a 86 anos de prisão por tentativa de assassinato de autoridades americanas no Afeganistão. O caso de grande repercussão provocou indignação no Paquistão.

Uma transmissão ao vivo da página do Facebook da congregação durante o serviço matinal de sabbat pareceu capturar a voz de uma pessoa falando muito alto, mas não mostrou a cena no interior do centro religioso.

No vídeo, ouvia-se um homem dizendo: "Coloque minha irmã no telefone" e "vou morrer". Ele também dizia: "Há algo de errado com os Estados Unidos."

A transmissão começou às 10h locais e terminou pouco antes das 14h. A polícia de Colleyville disse no Twitter às 11h30 locais (12h30 em Brasília), que estava realizando uma "operação SWAT" na congregação Beth Israel.

Duas horas depois, as autoridades informaram que a situação "ainda estava em andamento". "Pedimos que evitem a área. Continuaremos a fornecer atualizações por meio das redes sociais", acrescentaram.

Agentes do FBI estiveram no local, de acordo com a transmissão de vídeo da CNN.

O jornal The Dallas Morning News informou que a polícia estava negociando com um sequestrador e não ficou claro quantas pessoas estavam dentro do edifício, citando a sargento da polícia de Colleyville Dara Nelson, que disse ainda que não havia feridos.

O departamento de polícia e o governo da cidade não responderam aos pedidos da AFP por mais informações.

vgr-pdh/ec/cjc/lm/ic

Meta

A. H. BELO CORPORATION