China bloqueia na ONU pedido dos EUA para sancionar cinco norte-coreanos
Nações Unidas, Estados Unidos, 20 Jan 2022 (AFP) - A China bloqueou nesta quinta-feira (20) na ONU a solicitação que os Estados Unidos apresentaram na semana passada para sancionar cinco norte-coreanos acusados de estarem relacionados ao programa de armas de Pyongyang, após os recentes lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte, informaram diplomatas à AFP.
Os 15 membros do Conselho de Segurança tinham até as 20h00 GMT desta quinta-feira para se pronunciarem sobre a denúncia americana.
O bloqueio da China ocorreu duas horas antes de uma nova reunião a portas fechadas do Conselho de Segurança sobre a Coreia do Norte, solicitada por Washington.
Em 12 de janeiro, Washington sancionou os cinco norte-coreanos e pediu ao comitê de sanções encarregado da Coreia do Norte que a ONU também adotasse essas medidas.
Esses cinco norte-coreanos foram identificados pelo Tesouro americano como Choe Myong Hyon, que vive na Rússia, Sim Kwang Sok, Kim Song Hun, Kang Chol Hak e Pyon Kwang Chol, que residem na China.
Washington acusa essas cinco pessoas de estarem vinculadas ao programa de armas de destruição em massa de Pyongyang.
prh/ube/af/mr/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.