Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro confirma viagem à Rússia 'no final de fevereiro'

27/01/2022 14h54

Brasília, 27 Jan 2022 (AFP) - O presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta quinta-feira (27), que visitará a Rússia "no final de fevereiro", em meio à grave crise entre os países ocidentais e Moscou, acusada de preparar uma invasão à Ucrânia.

"Está previsto [a viagem] a final de fevereiro (...). Melhores entendimentos, melhores relações comerciais", disse o presidente aos seus apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada em Brasília.

Bolsonaro já havia anunciado em dezembro que aceitou um convite de Putin, a quem classificou hoje como "conservador".

A Presidência disse em uma mensagem à AFP que por enquanto não tem os "detalhes" das datas nem da agenda da visita que, segundo a mídia local, também incluirá a Hungria por convite do governo do presidente ultraconservador Viktor Orban, um aliado de Bolsonaro.

O vice-presidente Hamilton Mourão admitiu na segunda-feira que a viagem poderia ser cancelada por conta da grave crise diplomática entre Rússia e Ucrânia, que é apoiada pelos Estados Unidos e pela Otan.

Os países ocidentais acusam a Rússia de ter enviado mais de 100.000 soldados para a fronteira com a Ucrânia, preparando-se para uma eventual ofensiva que, segundo Washington, poderia acontecer em meados de fevereiro.

Esse conflito "faz parte da discussão europeia, o Brasil é de outro continente, aqui nós somos do continente da paz", disse Mourão.

Bolsonaro afirmou em 19 de janeiro que estava ciente da situação entre Rússia e Ucrânia, mas que sua visita não tinha a intenção de "criar problemas de animosidade".

"Sabemos dos problemas de alguns países com a Rússia, sabemos disso", disse então. "A Rússia é parceiro nosso, temos compra de fertilizantes, entre outras coisas. Então, é uma viagem que interessa para nós e para eles".

O governo de Bolsonaro ficou cada vez mais isolado na cena internacional, especialmente depois da saída de seu aliado Donald Trump do poder nos Estados Unidos, há um ano.

raa/jm/aa