Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden anuncia sanções econômicas e restrições de exportação à Rússia

24/02/2022 17h15

Washington, 24 Fev 2022 (AFP) - O presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (24) sanções econômicas e restrições de exportação à Rússia em resposta à sua invasão da Ucrânia.

Os Estados Unidos vão impor sanções e restrições às exportações para a Rússia, afirmou Biden, acrescentando que "isto imporá um custo elevado à economia russa, tanto de imediato quanto a longo prazo".

Serão sancionados outros quatro bancos russos e mais da metade das importações tecnológicas da Rússia serão suprimidas, afirmou Biden em discurso na Casa Branca.

"Também adicionamos nomes à lista de (as elites) russas e seus familiares que são sancionados", afirmou Biden.

Sancionar pessoalmente Vladimir Putin também está "na mesa", afirmou, sem dar detalhes.

Biden disse, ainda, que tirar a Rússia da rede interbancária Swift continuava sendo "uma opção", mas que "atualmente não é (uma) posição" compartilhada pelos europeus e assegurou que as outras sanções financeiras anunciadas teriam "tanto ou mais impacto" do que esta medida solicitada pela Ucrânia.

O presidente americano repetiu que os Estados Unidos não agem sozinhos. "Vamos a limitar a capacidade da Rússia para fazer negócios em dólares, euros, libras e ienes", disse, assegurando que Vladimir Putin se tornaria "um pária no cenário internacional".

aue-cjc/iba/erl/yow/mvv