Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia bombardeia depósito de gasolina na Rússia, afirma governo local

01/04/2022 08h57

Moscou, 1 Abr 2022 (AFP) - Dois helicópteros ucranianos bombardearam um depósito de gasolina em território russo, na localidade de Belgorod, oeste da Rússia, a 40 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, informou o governador local nesta sexta-feira (1).

O Kremlin afirmou que o ataque executado afetará as negociações bilaterais para acabar com a ofensiva na Ucrânia.

"Está claro que não se pode considerar isto como algo que vai criar as condições apropriadas para a continuidade das negociações", afirmou Dmitri Peskov, porta-voz da presidência russa.

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, afirmou que não poderia confirmar o negar as as informações de Moscou. "Sou um civil", disse em Varsóvia.

O ataque, o primeiro do tipo por parte da aviação ucraniana se for confirmado, aconteceu depois que a Rússia afirmou em várias ocasiões que tem o controle total do espaço aéreo na Ucrânia, onde executa o que chama de operação militar especial.

O governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, afirmou em sua conta no Telegram que "aAconteceu um incêndio no depósito de petróleo devido a um bombardeio efetuado por dois helicópteros militares ucranianos, que entraram no território russo voando a baixa altitude".

Em outra mensagem, o governador afirmou que os bombeiros trabalhavam para apagar o incêndio e que dois funcionários do depósito ficaram feridos. O ministério russo de Situações de Emergência informou que 170 funcionários seguiram para o local.

O ministério divulgou um vídeo que mostra os bombeiros tentando apagar as chamas. Também confirmou o balanço de dois feridos.

O grupo Rosneft, proprietário do depósito, anunciou que retirou os trabalhadores do local.

O diretor de uma gráfica que fica perto de Belgorod, Konstantin Lakhnov, afirmou que sua empresa foi atingida pelos disparos.

"Helicópteros lançaram foguetes contra nós... as janelas estão danificadas, o equipamento está destruído ou danificado... o teto foi danificado", declarou à agência estatal TASS.

Após o ataque, a imprensa local mencionou filas de veículos em postos de gasolina, mas o ministro da Energia, Nikolai Shulgunov, garantiu que a região não vai enfrentar falta de combustível.

Vídeos supostamente gravados em Belgorod e divulgados nas redes sociais mostram um helicóptero lançando mísseis, e depois a explosão.

Na quarta-feira foram registradas explosões em um depósito de munições da região de Belgorod, sem que as autoridades russas explicassem o que provocou o incidente.

Belgorod fica 80 quilômetros ao norte de Kharkiv, uma grande cidade ucraniana atacada pelas tropas russas desde o início da ofensiva do Kremlin.

Em 25 de fevereiro, a imprensa local e moradores ucranianos citaram um ataque da Ucrânia contra uma base aérea russa perto de Rostov, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

bur/yad/gil/an/mar/an/fp