Autoridades ucranianas pedem aos moradores do leste do país que abandonem a região
Kiev, Ucrânia, 6 Abr 2022 (AFP) - A Ucrânia pediu nesta quarta-feira aos habitantes do leste do país que abandonem a região "agora", em meio aos temores de uma grande ofensiva do exército russo na região de Donbass, alvo prioritário do Kremlin no momento.
As autoridades regionais "pedem à população que abandone estes territórios e faça tudo para que as retiradas aconteçam de maneira organizada", afirmou a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk no Telegram.
Ela acrescentou que é necessário fazer isto agora ou correr o risco de morte.
Se o exército iniciar um ataque de larga escala na região, "não poderíamos ajudar mais os moradores porque seria praticamente impossível parar os combates".
"É necessário sair enquanto esta possibilidade existe. E no momento, ainda existe", insistiu a vice-primeira-ministra, que coordena os corredores humanitários desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.
De acordo com Vereshchuk, a retirada das forças russas das áreas de Kiev e de Chernihiv (norte) na semana passada "não é um gesto de boa vontade" de Moscou, e sim o resultado de "nosso exército, autoridades e todo o povo ucraniano" de provocar o recuo dos russos.
A Rússia anunciou que reorganizaria suas forças para concentrar a ofensiva no Donbass, leste da Ucrânia, onde os separatistas pró-Moscou lutam contra o exército ucraniano há oito anos.
bur-rbj-ant/tbm/mar/mis/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.