Topo

Esse conteúdo é antigo

Autoridades ucranianas pedem aos moradores do leste do país que abandonem a região

06/04/2022 11h03

Kiev, Ucrânia, 6 Abr 2022 (AFP) - A Ucrânia pediu nesta quarta-feira aos habitantes do leste do país que abandonem a região "agora", em meio aos temores de uma grande ofensiva do exército russo na região de Donbass, alvo prioritário do Kremlin no momento.

As autoridades regionais "pedem à população que abandone estes territórios e faça tudo para que as retiradas aconteçam de maneira organizada", afirmou a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk no Telegram.

Ela acrescentou que é necessário fazer isto agora ou correr o risco de morte.

Se o exército iniciar um ataque de larga escala na região, "não poderíamos ajudar mais os moradores porque seria praticamente impossível parar os combates".

"É necessário sair enquanto esta possibilidade existe. E no momento, ainda existe", insistiu a vice-primeira-ministra, que coordena os corredores humanitários desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.

De acordo com Vereshchuk, a retirada das forças russas das áreas de Kiev e de Chernihiv (norte) na semana passada "não é um gesto de boa vontade" de Moscou, e sim o resultado de "nosso exército, autoridades e todo o povo ucraniano" de provocar o recuo dos russos.

A Rússia anunciou que reorganizaria suas forças para concentrar a ofensiva no Donbass, leste da Ucrânia, onde os separatistas pró-Moscou lutam contra o exército ucraniano há oito anos.

bur-rbj-ant/tbm/mar/mis/fp