Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia rejeita visita da AIEA à central nuclear ocupada pelos russos

07/06/2022 07h41

Kiev, Ucrânia, 7 Jun 2022 (AFP) - A Ucrânia afirmou que se opõe a uma visita do diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, à central nuclear de Zaporizhzhia (sul) enquanto o local permanecer ocupado pelos russos.

"A Ucrânia não convidou Grossi a visitar a central de Zaporizhzhia e se recusou a permitir que fizesse uma visita deste tipo no passado. A visita à central apenas será possível quando a Ucrânia recuperar o controle do local", afirmou no Telegram a Energoatom, empresa que opera as centrais atômicas ucranianas.

Rafael Grossi afirmou na segunda-feira no Twitter que a AIEA estava preparando uma missão de especialistas para visitar a central de Zaporizhzhia, a maior da Europa e ocupada pelas forças russas desde o início da invasão. Ele disse que a Ucrânia havia "solicitado".

"O diretor geral da AIEA Rafael Grossi mente de novo", denunciou a Energoatom.

"Consideramos esta declaração uma nova tentativa de acesso à central de Zaporizhzhia para legitimar a presença dos ocupantes e aprovar seus atos", acrescentou a operadora.

"A perda de comunicação" entre a AIEA e a central se deve ao fato de que os russos bloquearam a operadora móvel ucraniana Vodafone no local, segundo a Energoatom.

A Rússia ameaçou em 19 de maio cortar a Ucrânia de sua usina nuclear de Zaporizhzhia, a menos que Kiev pagasse a Moscou pela energia elétrica produzida.

bur-neo/ant/emd/mar/es/fp